domingo, 5 de outubro de 2014

Um regresso e um bolo de chocolate...

Andei ausente....
Um pouco sem saber se devia continuar, ou melhor, se devia começar o blog. Vejo tantos blog maravilhosos, com receitas absolutamente fantásticas, que, dei por mim a perguntar se valia a pena partilhar as minhas coisas ...
Mas eis que senão quando, hoje ao telefone com a minha irmã lhe disse que ia fazer um bolinho, já que me vinham visitar e ela respondeu " não faças, que estou de dieta", atrás da minha irmã ouvi uma voz deliciosa ao telemóvel que me disse " Faz um bolo para mim, tia, de chocolate" e então lá me enfiei na cozinha para fazer o bolo de chocolate!

Gosto quando o meu sobrinho diz " gosto de chocolaaaateeeee".

Por isso aqui vai para ele e vocês, um bolinho de chocolate e uma certeza, estou de volta para recomeçar o blog e fazer o que gosto " doces e outras coisas".

Aqui vai a receita de um dos melhores bolos de chocolate que já comi! Este levava para uma ilha deserta (a receita é de um livro que comprei aos círculo de leitores, de nome "Chá com bolos)....



Bolo de chocolate


Ingredientes :
Bolo:

120 g de cacau magro ( de boa qualidade);
250 ml de água a ferver;
125 ml de óleo;
125 ml de leite;
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
125 g de manteiga amolecida;
275 g açúcar amarelo;
165 açúcar branco;
4 ovos;
280 g de farinha;
1 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio;

cobertura:

100 g de chocolate negro de culinária com 70% de cacau- eu uso o chocolate Gourmet do Continente
100ml de natas;
3 colheres de sopa de açúcar;
50 g de manteiga;

Tabuleiro para muffins, ou uma forma untada e forrada com papel vegetal


Aquecer o forno previamente a 170º.
Colocar o cacau numa tigela e juntar a água a ferver. Misturar bem. Acrescentar o leite e a essência de baunilha e reservar.

Bater (com a batedeira eléctrica ou num robot de cozinha) numa tigela a manteiga e os açucares, até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescentar em fio lentamente o óleo e mexer. adicionar os ovos, um a um e bater entre cada adição.
Noutra tigela juntar o bicarbonato e a farinha e peneirar 2 vezes.
Adicionar cerca de 1/3 da mistura da farinha à mistura da manteiga e açúcar, e juntar metade da mistura de cacau. Bater entre cada adição. Repetir com o outro terço da mistura de farinha, seguido do resto do cacau e leite. Por fim ligar com a última parte da mistura de farinha. Bater bem, até tudo estar misturado.

Deitar a mistura na forma grande ou nas formas de cupcake, e levar ao forno.
Ao inserir o palito no bolo, este deve sair quase sem migalhas e o centro do bolo quando pressionado, deve apresentar-se elástico.

Retirar do forno e deixar arrefecer.


Entretanto  preparar a cobertura.

Colocar num recipiente em banho-maria o chocolate, e deixe derreter sem mexer.
Leve ao lume as natas e o açúcar e deixe ferver. coloque em cima do chocolate. Vá mexendo com uma vara de arames, do centro para os lados devagar, até que a cobertura/creme fique brilhante. Juntar a colher de manteiga e misture até ficar bem ligado.

Depois de arrefecer o bolo cobrir com a cobertura de chocolate.

Após isso resta saborear e resistir a mais do que uma fatia... Experimentem e digam se não tenho razão...








2 comentários:

  1. Também já passei por várias fases em que me questionei se tinha vontade de continuar o meu blog... a verdade é que manter um blog dá muito trabalho, e tem que se ter muita vontade para ir continuando... mas eu acabo sempre por continuar, umas vezes mais presente que outras, mas o facto é que a vontade de partilhar fala sempre mais alto, e acabo sempre por ir mantendo.
    Espero que continue, como se diz, vale sempre a pena quando a alma não é pequena.
    Sei quem gostaria desse bolo de chocolate cá por casa! tenho dois piolhos que não lhe iam resistir.
    Felicidades
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feed back! Um Blog dá trabalho e confesso que vejo tantos tão maravilhosos que depois penso se valerá a pena, mas vou voltar e já tenho umas receitinhas boas para partilhar. Fique à vontade para voltar sempre que quiser!!

      Eliminar